TDAH: definição, sintomas e tratamento
- Sabrina Gomes
- 13 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de ago.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, ele tem início na infância. Sua principal característica é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que compromete o funcionamento cotidiano da pessoa. A desatenção costuma se apresentar como divagação durante a execução de tarefas, falta de persistência em atividades e desorganização. A hiperatividade envolve atividade motora excessiva em momentos inadequados (em adultos, inquietação extrema) ou falar em excesso. Já a impulsividade pode se manifestar como busca imediata por recompensas ou dificuldade em adiá-las.
As principais características do TDAH
O diagnóstico de TDAH requer:
1. Presença de sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade em nível inadequado para o estágio de desenvolvimento, com duração mínima de seis meses.
2. Manifestações dos sintomas em diferentes ambientes, como por exemplo, em casa e na escola, demonstrando que não se tratam de comportamentos situacionais ou restritos a um único contexto.
3. Prejuízos significativos na vida da pessoa, interferindo em áreas importantes do funcionamento, como o contexto acadêmico, profissional, as relações sociais ou familiares.
4. Início dos sintomas e dos prejuízos na infância, sendo essa a característica essencial para o diagnóstico.
5. Exclusão de outras explicações diagnósticas mais adequadas, ou seja, os sintomas não devem ser mais bem explicados por outro transtorno mental ou condição médica.
Quais são os sintomas do TDAH?
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois grupos de sintomas: desatenção e hiperatividade/impulsividade. A seguir, serão apresentados os sintomas do TDAH, os quais estão descritos no DSM-5-TR (Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais - 5ª edição), um manual desenvolvido pela Associação de Psiquiatria que lista todos os sintomas de todos os transtornos mentais existentes. Para que seja considerada a possibilidade de TDAH, os sintomas (no mínimo 6 para crianças e 5 para adolescentes mais velhos e adultos) devem ocorrer com frequência.
Sintomas de Desatenção
Frequentemente não presta atenção a detalhes ou comete erros por descuido;
Dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer (exceto aquelas consideradas muito prazerosas);
Ter dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem quando elas estão falando diretamente com você;
Deixar as coisas pela metade, sem terminar;
Ter dificuldade para organizar e planejar as atividades;
Evitar ou adiar se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado;
Perder objetos necessários para tarefas e atividades (como materiais escolares, lápis, livros, ferramentas, carteiras, chaves, etc.);
Distrair-se facilmente com o ambiente enquanto está fazendo alguma atividade que exija concentração;
Esquecer-se de compromissos ou de coisas que foram combinadas com outras pessoas.
Sintomas de Hiperatividade-Impulsividade
Ficar se mexendo na cadeira ou mexendo com a mãos, balançando as pernas enquanto está sentado;
Levantar-se da cadeira em situações em que deveria ficar sentado, como em aulas, reuniões ou palestras;
Correr ou subir nas coisas (em adolescentes e adultos: sentir-se inquieto, agitado);
Ter dificuldade para permanecer calmo, relaxado quando está brincando ou jogando (em adolescentes e adultos: dificuldade para relaxar quando tem tempo livre);
Estar frequentemente ativo demais, como se estivesse “com o motor ligado”;
Falar em excesso;
Responder antes dos outros terminarem a pergunta ou interromper antes que terminem de falar;
Dificuldade para esperar a sua vez;
Interromper os outros quando eles estão ocupados ou se intrometer na conversa dos outros.
Problemas associados ao TDAH
O TDAH está associado a desempenho escolar abaixo do esperado e dificuldades de socialização. As dificuldades de sustentação da atenção em atividades que exigem esforço cognitivo são frequentemente interpretadas pelos outros como preguiça, irresponsabilidade ou falta de cooperação, o que pode impactar na autoestima do indivíduo com o transtorno.
Jovens adultos com TDAH apresentam menor estabilidade em empregos, além de maior risco para uso prejudicial de drogas. Adultos com TDAH apresentam maior chance de desemprego e apresentam pior desempenho profissional em comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade.
Tratamentos indicados para o TDAH
Diversos medicamentos têm se mostrado seguros e eficazes no tratamento dos sintomas do TDAH, com resultados comprovados em ensaios clínicos controlados que, em geral, acompanham os pacientes ao longo de algumas semanas. No que se refere a tratamentos não medicamentosos, as pesquisas indicam que o treinamento para pais de crianças pequenas com TDAH tem ajudado a reduzir sintomas e problemas de comportamento, na percepção dos próprios pais. Em adultos, a terapia cognitivo comportamental (TCC) mostra benefícios moderados nos sintomas e na rotina, mas esses efeitos tendem a ser menores quando os estudos são mais rigorosos. Treinamentos para desenvolver funções executivas em crianças pequenas também trazem ganhos leves a moderados. Por outro lado, atividades focadas em ensinar organização e planejamento parecem ajudar jovens com TDAH a lidar melhor com a desatenção. Esses dados reforçam a importância de escolher bem a intervenção, baseada no perfil de cada pessoa, e de considerar o que a ciência tem indicado de forma mais sólida até o momento.
Referências
American Psychiatric Association. (2022). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5ª ed., texto revisado). American Psychiatric Publishing.
Faraone, S. V., Banaschewski, T., Coghill, D., Zheng, Y., Biederman, J., Bellgrove, M. A., … & Wang, Y. (2021). The World Federation of ADHD International Consensus Statement: 208 evidence‑based conclusions about the disorder. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 128, 789–818.
Mattos, P. (2020). No mundo da lua: 100 perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) (17ª ed.). Autêntica.